Desenvolvimento e Aplicação de Métodos Heurísticos para a Otimização de Sistemas Offshore

Linha(s) de Pesquisa: Métodos Computacionais Inspirados na Natureza,
Sistemas Computacionais Orientados à Industria do Petróleo
Nome do(s) Coordenador(es): Beatriz de Souza Leite Pires de Lima, Breno Pinheiro Jacob

Resumo: Este projeto trata da pesquisa, desenvolvimento e aplicação de métodos heurísticos para a síntese e otimização de sistemas de produção de petróleo offshore. As atividades deste projeto tiveram início com o desenvolvimento de uma ferramenta para otimização de sistemas de risers em configuração lazy-wave, baseada em Algoritmos Genéticos. Em seguida, têm sido efetuados estudos relacionados a este e outros tipos de estratégias evolutivas e meta-heurísticas, incluindo por exemplo o método de Otimização por Enxame de Partículas (PSO), Sistemas Imunológicos Artificiais (SIA), dentre outros. O projeto terá prosseguimento com a aplicação de tais métodos na síntese e otimização de configurações de sistemas de ancoragem, de rota de dutos submarinos, dentre outros.

Equipe Executora: Docentes + pesquisadores + alunos
Beatriz de Souza Leite Pires de Lima
Breno Pinheiro Jacob
Alexandre G. Evsukoff