Algoritmos de busca bioinspirados aplicados à predição de estrutura de proteínas

Linha(s) de Pesquisa: Métodos Computacionais Inspirados na Natureza
Nome do(s) Coordenador(es): Beatriz de Souza Leite Pires de Lima

Resumo: O problema de predição da estrutura nativa de proteínas é um dos grandes desafios da biologia computacional. Enquanto a natureza dobra as proteínas em segundos, a determinação in silico destas estruturas, seguindo os preceitos de energia mínima para a sua conformação final, implica em altíssimo custo computacional. Várias tentativas vem sendo realizadas por pesquisadores de áreas transdisciplinares na busca de algoritmos , ou de modelos simplificados, eficientes para este fim. O objetivo deste projeto é desenvolver algoritmos de busca híbridos e bioinspirados que sejam eficientes na determinação da estrutura nativa de proteínas.

Equipe Executora: Docentes + pesquisadores + alunos
Alexandre Gonçalves Evsukoff
Beatriz de Souza Leite Pires de Lima
Nelson Francisco Favilla Ebecken